Galeria de Artes

Vivências com a Arte, Vivências de Arte!!!



Viver sensações no corpo, Transformar as coisas com as próprias mãos, Resolver situações problemas,Trabalhar em grupo. O experiênciar é o foco das aulas-vivências de arte, pois a criança sendo protagonista do seu processo formativo terá maior possibilidade de desenvolvimento físico, cognitivo e subjetivo.



-------------------------------------------- 

PROJETO MINHA IDENTIDADE  

BRUNA E A GALINHA D'ANGOLA -
 EU E MINHA ANCESTRALIDADE AFRICANA (IDENTIDADE HISTÓRICA)
(ARGILA)

Estas vivências foram construídas com as crianças do primeiro ano (2012.1), em parceria com a educadora de classe e eu educadora de artes. 
A partir da história "A Bruna e a Galinha D'Angola" de Vanessa Salum Cabral, foi estabelecido a relação do Brasil com a Angola, através das semelhanças e diferenças, permanências e tranformações, como também a importância do registro/memória da nossa história, seja através dos GRIÔS, PANÔS, OBJETOS, ESTRUTURAS FÍSICAS E NATURAIS CONSTRUÍDAS AO LONGO DA HISTÓRIA.

 PREPARANDO A ARGILA PARA MODELAR A GALINHA D'ANGOLA

MODELANDO A GALINHA D'ANGOLA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
ESPERANDO SECAR

 
 
 

PINTANDO A GALINHA D'ANGOLA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO MINHA IDENTIDADE

EU E MINHA FAMÍLIA
(MASSINHA CASEIRA) 

Esta vivência foi construída com as crianças do grupo 5 e do 1ºano (2012.1), em parceria com as educadoras de classes e eu educadora de artes. As histórias  "Meninas Negras" de Madu Costa e "Adivinha Quanto eu Te Amo" de Sam Mc Branteney, foram usadas para provocar o diálogo sobre nossa identidade e nossa família.

Fazendo a Massinha com as próprias mãos!
Amassando a Massa
Modelando minha Família
Modelando minha Família
Modelando minha Família
Envolvimento na Vivência
Alegria de Fazer algo do seu universo- criança de ser-
Descobrindo as possibilidades
Minha Mãe
Olha Eu
Concentração
Minha Mãe é Baiana (vende acarajé)
 
Olha Eu

Um comentário:

Sejam todas/os Bem Vindas/os à Escola Aberta do Calabar

O GRUPO RENASCER tem o prazer de apresentar a Escola Aberta do Calabar, espaço este construído em sistema de mutirão, em 1982, pelos moradores da comunidade. Atualmente há 130 crianças estudando. Nós desenvolvemos um trabalho educacional com caráter de militância/sócio-educativo. A escola atende o ensino infantil (3-5 anos) e o ensino fundamental I (6-15 anos). O trabalho consiste em construir junto às nossas crianças um conhecimento contextualizado, de modo que elas possam se sentir co-responsáveis com a transformação da sua historia individual e coletiva.

A escola sobrevive financeiramente com graves dificuldades. Temos pequenas ajudas de projetos, parcerias e contribuições.

Clique aqui para entrar em contato conosco e torne-se um/a colaborador/a dessa escola.
Educar é um papel de todas e todos nós!!!