segunda-feira, 18 de maio de 2015

2015 Força Total



Ler vai além das letras !!!



Nós começamos o ano com a Oficina Lendo o Mundo com as criança do 1º , 4º e 5º anos . Com a mediação de Zê. 








A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER

Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto em cuja percepção experimentava e, quando mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão ia aprendendo no seu trato com eles, na sua relação com seus irmãos mais velhos e com seus pais.
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador.
A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações, que são representações da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concretas possibilitava aos grupos populares uma “leitura da leitura” anterior do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido.
Referência bibliográfica:
FREIRE, Paulo.  A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam.  22 ed.  São Paulo: Cortez, 1988. 80 p.
Resenha:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6861491758996120808#editor/target=post;postID=1227557569737400999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam todas/os Bem Vindas/os à Escola Aberta do Calabar

O GRUPO RENASCER tem o prazer de apresentar a Escola Aberta do Calabar, espaço este construído em sistema de mutirão, em 1982, pelos moradores da comunidade. Atualmente há 130 crianças estudando. Nós desenvolvemos um trabalho educacional com caráter de militância/sócio-educativo. A escola atende o ensino infantil (3-5 anos) e o ensino fundamental I (6-15 anos). O trabalho consiste em construir junto às nossas crianças um conhecimento contextualizado, de modo que elas possam se sentir co-responsáveis com a transformação da sua historia individual e coletiva.

A escola sobrevive financeiramente com graves dificuldades. Temos pequenas ajudas de projetos, parcerias e contribuições.

Clique aqui para entrar em contato conosco e torne-se um/a colaborador/a dessa escola.
Educar é um papel de todas e todos nós!!!